1) O que acontece na respiração

Todos os organismos vivos necessitam de energia, que é obtida através das inúmeras reações químicas que ocorrem na respiração. Quando falamos em respiração, fazemos sua associação com a entrada e saída de ar dos pulmões, isto é, com os movimentos respiratórios. Estes correspondem à entrada e saída de ar dos pulmões – inspiração- e à saída de ar dos pulmões – expiração.

Nos movimentos respiratórios é importante a função do músculo diafragma, que se localiza na parte inferior dos pulmões. Na inspiração o diafragma se contrai e abaixa, comprimindo os órgãos do sistema digestivo e permitindo o aumento do volume do peito. Como os pulmões são elásticos, também se dilatam, aumentando de volume e facilitando a penetração de meio litro de ar, ar corrente. Na expiração o diafragma se descontrai, os pulmões e o peito voltam ao seu volume normal, fazendo com que o ar saia.

Comparando as quantidades de O2 do ar que inspiramos e do ar que expiramos, percebemos que o nosso organismo retém uma parte de oxigênio, que é usada pelas células para transformar o açúcar, obtido através de alimentos, em energia, Como esse processo é uma combustão, o açúcar é queimado na presença de oxigênio, produzindo gás carbônico, que é eliminado na expiração, água e energia. Essa energia, vinda da respiração, é necessária para o funcionamento de todo o organismo, como movimentar os músculos, o coração, os alimentos no tubo digestivo, etc.

A troca de gás carbônico pelo oxigênio (hematose) ocorre nos alvéolos pulmonares, que são bastante irrigados pelo sangue. Este, ao circular por todo o corpo, traz, das células, o gás carbônico obtido na queima da glicose e troca-o pelo oxigênio, que é distribuído as células para que novas reações de queima de glicose ocorram, gerando mais energia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: